segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

lavar os tecidos



Os tecidos devem ser lavados (ponto)

Os motivos são diversos: quem trabalha com eles, livra-se das porcarias que os tecidos vão acumulando durante a sua produção e armazenamento; quando lavados, os tecidos encolhem o que têm a encolher e debotam o que têm a debotar, não correndo assim o risco de estragar posteriormente uma peça realizada.

Além do mais a lavagem é fácil ...e se for feita em dia de sol (como estes que por cá tive) até chega a ser divertido e relaxante.



Coloca-se um tecido num alguidar pequeno com água fria/tépida e deixa-se ficar. Convém que o tecido esteja dobrado  para evitar tirar-lhe a forma.

Passado uns minutos (10/15min) retira-se o tecido da água e enrola-se de forma a tirar o excesso de água - quando os dias começaram a ficar mais nublados, coloquei um lençol de banho na máquina, por cima desta alguns tecidos (5 ou 6) e novamente outro lençol de banho. Liguei o programa de centrifugação, deixando a máquina dar apenas uma volta, o suficiente para o excesso de água ficar nas toalhas. 
Devo salientar: centrifugar demasiado o tecido ou torcê-lo à mão, pode tirar a forma ao tecido deixando-o torto.


Alguns tecidos de cores mais fortes têm tendência a libertar tinta. Nesses casos, deve-se ir renovando a água até que deixe de debotar. Li em vários artigos sobre o assunto, que deitar um punhado de sal na água ajuda a fixar a cor... e assim o fiz.



Tentei perceber por que acontecia, mas a única explicação que encontrei diz que o "cloreto de sódio age é na água, tornando o líquido saturado. Em outras palavras, é como se a água ficasse congestionada, sem espaço para receber a tinta que se soltaria da roupa. O corante acaba não se desprendendo, pois o lugar que ele ocuparia no líquido já está tomado pelo próprio sal. "Assim a tinta deixa de fluir para a água, como seria natural, e permanece no tecido", diz o químico Mauro Carlos Ribeiro, da USP." (texto integral aqui)


Após este processo, os tecidos foram pendurados do avesso para o sol (deveriam ser estendidos à sombra, mas desde que se mantenham atentos, o sol não irá estragar os tecidos).

Depois.. depois é só passá-los a ferro. 


Próximo post, organizar os tecidos =)


12 comentários:

  1. Cris, quando estiver muito sol, é colocar um lençol branco por cima deles todos ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post. Dicas muito boas. Obrigada. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Nunca tinha pensado nessa questão do sal e faz todo o sentido. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Em vez do sal, pode-se também usar vinagre. Eu pessoalmente prefiro o sal por causa do cheiro, se bem que o vinagre funciona melhor em ganjas...
    Nas aulas de projecto têxtil, chamávamos ao sal e ao vinagres "mordentes". Os mordentes preparam as fibras de algodão e ajudam a absorver melhor os corantes.

    Aqui fica um artigo interessante sobre o tema.
    http://tramasdocafecomleite.files.wordpress.com/2009/06/corantes-naturais-e-texteis2.pdf

    Beijinhos e continuação de bom trabalho
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Obrigado =) gosto muito mais de fazer as coisas quando as compreendo =)

      Eliminar